O dirigível que chamou a atenção nos últimos dias, principalmente em Porto Alegre, está se despedindo do Rio Grande do Sul. Neste sábado (1), a aeronave ADB-3-3 saiu do Aeroclube Belém Novo, na zona sul da Capital, e passou por Canoas, na Região Metropolitana.
Na sequência, partiu em direção à Serra, circulando por Garibaldi e Bento Gonçalves. O sobrevoo por lá se deve ao fato de o dirigível ter sido construído pela Airship do Brasil, integrante do Grupo Bertolini, que tem sede em Bento Gonçalves.
Depois dessa passagem, a aeronave vai seguir em direção ao Vale do Sinos, onde fará o pouso em Novo Hamburgo para que a equipe possa passar a noite. No domingo (2), inicia o deslocamento de volta a São Carlos, em São Paulo.
Segundo o piloto, o comandante Charles Chueiri, o retorno tem estimativa de cinco dias e é realizado com paradas para descanso. O deslocamento dura em média de cinco a sete horas diárias.
— Tudo vai depender das condições climáticas — explica Charles.
O dirigível esteve em Porto Alegre e foi contratado pela Fetransul para marcar a inovação que o transporte representa durante o South Summit. Conforme a colunista Marta Sfredo, o projeto nasceu em 1994 e exigiu investimento de R$ 100 milhões da Airship do Brasil, empresa ligada à Transportes Bertolini, com sede em Manaus (AM), mas integrante do grupo de mesmo que tem sede no Estado e atua em mobiliário. A iniciativa foi de Irani Bertolini, que buscava um equipamento aéreo que atendesse às necessidades da Amazônia.
Os detalhes do dirigível
- Tamanho: tem 46 metros de comprimento (o equivalente a quase meia quadra)
- Capacidade atual de carga: uma tonelada
- Capacidade de transporte de passageiros: cinco pessoas, além do piloto
- Capacidade de carga ambicionada: 30 toneladas
- Para que serve: neste momento, tem licença apenas para expor publicidade (caso da viagem que faz a Porto Alegre), mas no futuro quer ser um meio de transporte de carga
- O que usa para flutuar e se mover: para subir e descer, usa gás hélio, que não é inflamável. Esse gás enche o "envelope", que tem outros dois balonetes. Quando se inflam, comprimem o hélio e o dirigível sobe, quando são esvaziados, o hélio se expande e o dirigível desce. O motor para locomoção é abastecido a querosene de aviação