A instabilidade que atinge o Rio Grande do Sul neste sábado (25) causou transtornos em parte do Vale do Rio Pardo. Em Santa Cruz do Sul, aguaceiro acompanhado de vento forte provocou estragos em diversos pontos da cidade.
Há registro de queda de árvores, destelhamento de casas e prédios públicos e pontos com falta de energia elétrica, concentrados na região central e norte do município, segundo a prefeitura. De acordo com a RGE, às 21h havia 18 mil pontos sem energia elétrica.
O Executivo municipal ainda não tem um balanço oficial dos danos porque equipes seguem em atendimento. O secretário de Segurança e Mobilidade Urbana de Santa Cruz do Sul, Valmir José dos Reis, destaca que os serviços estão concentrados agora nos reparos e na assistência:
— Haja visto que foi um temporal passageiro, a situação está estabilizada, em conserto. Várias lonas foram distribuídas para pessoas que buscaram.
Além da Defesa Civil, outras secretarias da prefeitura e o Corpo de Bombeiros estão atuando no apoio aos moradores afetados e na desobstrução de pontos da cidade. O tradicional Estádio dos Plátanos e a sede da Secretaria de Planejamento estão entre os imóveis com registro de destelhamento.
A prefeitura informa ponto para retirada de lona na Rua Coronel Oscar Jost, 333, próximo ao Acesso Grasel. O acesso é pelo corredor lateral do prédio.