Na tarde deste sábado (25), uma ventania, com vento de quase 60 km/h, acompanhada de chuva forte foi registrada no norte do Estado.
Em Não-Me-Toque, além de prejuízos na estrutura que está sendo montada para a Expodireto, foram registrados queda de árvores e danos na rede elétrica.
Em Carazinho, o Corpo de Bombeiros registrou pelo menos 20 ocorrências envolvendo queda de árvores e de postes de energia e destelhamentos. A Defesa Civil Estadual teve de ser acionada para prestar apoio na disponibilização de lonas para as famílias atingidas, já que a prefeitura não tinha material suficiente para atender todos os atingidos.
Darci Bugs Junior, coordenador-adjunto da 2⁰ Coordenadoria Regional da Defesa Civil do Estado, que abrange 75 municípios, explicou que até as 17h30min os municípios mais atingidos e que pediram apoio foram Carazinho e Não-Me-Toque.
Em Passo Fundo, a ventania de quase 60 km/h durou 15 minutos, entre 15h15min e 15h30min, acompanhada de chuva de granizo. Não há, por enquanto, informações de prejuízos.
De acordo com registro da Estação Meteorológica do Inmet, localizada na Embrapa Trigo, em Passo Fundo, o vento chegou a 59 km/h no meio da tarde, acompanhado de muitas nuvens, com apenas 2,6mm de chuva, segundo informou o pesquisador da Embrapa Trigo Gilberto Cunha.
Segundo o especialista, vento superior a 50 km/h já é considerado forte. O Corpo de Bombeiros de Passo Fundo não registrou nenhum chamado de emergência.