O que era pra ser um passeio romântico acabou se tornando um pesadelo na manhã desta quarta-feira (25). O treinador e fisiculturista Fabrício Pacholok e a esposa passavam férias na cidade de Praia Grande, na divisa de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul, e resolveram fazer uma viagem de balão, atividade muito praticada na região, acompanhados de um instrutor de voo.
Por volta das 7h desta quarta, o casal contemplava o nascer do sol sobre os morros da região. Dezenas de outros balões faziam o mesmo itinerário. Pacholok fazia um vídeo para o canal que mantém no YouTube, então com 270 mil inscritos.
Segundo informações da Confederação Brasileira de Balonismo (CBB), ao fazer uma primeira tentativa de pouso, o balão atingiu um fio de eletricidade que causou o rompimento de um primeiro cabo de sustentação entre a cesta onde os tripulantes ficam e o restante da aeronave.
Já na segunda tentativa de descida, houve o acidente maior: a estrutura do balão chocou-se com uma rede elétrica e acarretou no rompimento completo dos cabos, o que gerou uma queda do cesto de aproximadamente 10 metros de altura.
Devido ao impacto, os tripulantes da aeronave sofreram múltiplas fraturas. Além disso, um dos cilindros de propano foi danificado e pegou fogo. Felizmente, os responsáveis pelos primeiros socorros evitaram que algo pior acontecesse.
— Estamos delegando a confederação, junto da prefeitura de Praia Grande, para vistoriar o sistema de segurança da empresa que realizava o voo. Vale ressaltar que, por ano, mais de 15 mil voos são realizados na localidade e essa é apenas a segunda ocorrência registrada — explica o presidente da CBB, Jhone Alvarez da Silva.
Conforme o boletim médico disponibilizado pelo município, os envolvidos no acidente receberam o socorro imediato do Corpo de Bombeiros e foram encaminhados, primeiramente, ao Hospital Nossa Senhora de Fátima, em Praia Grande e, posteriormente, transferidos para o Hospital Regional de Araranguá, onde receberam o atendimento necessário.
A última atualização, divulgada às 15h desta quarta-feira, informou que "os pacientes estão conscientes e estáveis e passarão por procedimentos cirúrgicos ortopédicos, mas encontram-se todos fora de risco".
Passado o susto, Pacholok se pronunciou em postagem no Instagram, onde é influenciador de fisiculturismo e tem mais de 370 mil seguidores.
"Estavam sendo as melhores férias de nossas vidas. Um lugar incrível, passeios incríveis, porém, hoje sofremos um acidente. Tivemos algumas fraturas, mas tudo muito pequeno perto da gravidade do acidente. Deus cuidou da gente e nos deu mais uma chance hoje. Estava fazendo um vlog do passeio para meu canal, não era esse o fim que eu queria, mas tudo foi registrado e está postado. Obrigado a todos os funcionários da empresa que nos socorreram, toda a assistência da equipe, enfermeiras e médicos que nos cuidaram", escreveu.
Produção: Leonardo Martins