O Departamento de Meio Ambiente de Santa Clara do Sul identificou um suspeito de despejar esterco de porco no Arroio Sampaio e causar a morte de peixes. Segundo as autoridades, se trata de um produtor rural que tem um chiqueiro comercial na propriedade dele e fez uma limpeza no local no último fim de semana. A prefeitura de Santa Clara tomou conhecimento da situação na terça-feira (3), por conta de denúncias feitas por habitantes de Venâncio Aires que moram perto do arroio, que demarca o limite entre as duas cidades.
De acordo com a fiscal ambiental da prefeitura de Venâncio Aires, Clarissa Gomes, não foi possível precisar a quantidade de peixes mortos, mas é possível que sejam centenas. Também há incerteza, ainda, quanto ao dia em que foi realizado o despejo.
— Esses dejetos orgânicos consomem grandes quantidades de oxigênio. Ao serem jogados na água, eles provavelmente absorveram todo o elemento, resultando na morte dos peixes — explica a bióloga.
A contaminação de cursos d’água é considerada um crime ambiental passível de responsabilização civil e penal. Nesse caso, por se tratar de um curso hídrico que circunda dois municípios, a denúncia também foi encaminhada para a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).
De acordo com Clarissa, a multa por causar poluição pode variar entre R$ 5 mil e R$ 50 milhões, dependendo da extensão dos danos. A prefeitura de Santa Clara do Sul informou que vai definir o valor da penalidade nesta quinta-feira (5) e que já tomou as medidas necessárias.