O município de Harmonia, no Vale do Caí, a 75 quilômetros da Capital, decretará situação de emergencia a partir desta segunda-feira (30). A informação foi confirmada pela Defesa Civil Municipal, que ainda trabalha no levantamento dos prejuízos causados pelo vendaval que atingiu a cidade no sábado (28).
Conforme o órgão, o fenômeno que chegou à cidade foi uma “microexplosão”, caracterizada por rajadas de vento repentinas que variam de 100 a 200 km/h. Os efeitos chocaram a cidade de aproximadamente 4,8 mil habitantes.
Cerca de 80 casas foram destalhadas, principalmente na parte central do município. Cerca de 1,2 mil metros foram entregues à população. A distribuição para as famílias atingidas segue na sede dos bombeiros voluntários, na Rua Henrique Lauermann. Além disso, a estimativa é que aproximadamente 400 pontos ainda estejam sem energia elétrica.
O ginásio da escola Jacob Hoff foi totalmente destruído e precisará ser reconstruído do zero, segundo da Defesa Civil. A Associação Cultural, Artística e Esportiva Educando para o Futuro de Harmonia ficou destelhada, e os equipamentos já foram retirados de dentro do local.
O decreto serve para que o município tenha mais facilidade na hora de executar ações para amenizar os dados, a exemplo de realocação de verbas e busca por recursos junto aos governos estadual e federal, além de compras emergenciais.
Outras cidades afetadas
Capela Santana, também no Vale do Caí, teve 50 residências com telhados danificados e quedas de árvore. Situações semelhantes também foram registradas pela Defesa Civil do Estado em Cachoeirinha e Triunfo, na Região Metropolitana, Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, São Sebastião do Caí, no Vale do Caí, Canguçu, na Região Sul, e São José do Sul, no Vale do Taquari.