O calorão começa a perder espaço para a chuva no Rio Grande do Sul entre este sábado (28) e domingo (29). E, mais do que o aguaceiro, o Estado ainda pode contar com uma alta incidência de descargas elétricas, rajadas de vento que passam de 60 km/h e, também, granizo. Em decorrência do avanço da instabilidade pelo Estado, a Defesa Civil, inclusive, emitiu alerta para este sábado.
De acordo com a Climatempo, neste sábado, a chuva se estende para todo o Rio Grande do Sul, depois de começar pelas áreas que fazem fronteira com o Uruguai. A intensidade da precipitação será moderada a forte em grande parte do Estado, como na Fronteira Oeste, Campanha, Centro, Nordeste, Serra e Região Metropolitana. A chuva será mais intensa do centro ao sul e no litoral do Estado.
— O volume de chuva, porém, não será o suficiente para reverter a situação de estiagem, mas já vai dar um alívio — aponta a meteorologista Fabiene Casamento, da Climatempo.
Os temporais mais fortes e os volumes de chuva pontualmente mais elevados acontecerão nas regiões centro-sul e sul. As rajadas de vento nessas áreas devem ser constantes entre 40 km/h e 60 km/h, mas durante a chuva mais intensa pode ultrapassar esse patamar. No sul do Estado e em áreas que fazem fronteira com o Uruguai, os acumulados de chuva podem passar dos 50 mm.
Já no domingo, aumenta ainda mais a chuva pelo Rio Grande do Sul, com risco para temporais em todo o Estado, inclusive em Porto Alegre. Raios, rajadas de vento de mais de 60 km/h e queda de granizo devem acontecer em território gaúcho. Os maiores acumulados de água acontecem nas regiões norte e sul, mas não se descartam danos nas demais localidades. A precipitação acontece ao longo do dia, sendo mais forte à tarde e à noite.
O calor começa a diminuir em comparação aos dias anteriores. O Estado deve registrar a mínima de 20ºC em Erechim e em Pelotas. As máximas ficam em 35ºC em Santa Rosa e em Uruguaiana.
O sábado
Chuva com raios foram registrados em pontos do oeste, centro e leste e nordeste do Rio Grande do Sul, com intensidade de moderada a forte, raios e rajadas de vento.
A estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Porto Alegre, na estação do Jardim Botânico, marcou 37,9°C. Pelos dados preliminares, esta temperatura se igualou à maior máxima de 2023, observada na estação convencional da Capital, na última quinta-feira (26).
A máxima do Estado neste sábado foi registrada em Rio Pardo, com os termômetros chegando a 38,7ºC. Logo em seguida, vem Campo Bom, com 38,2ºC. Já as rajadas de vento mais fortes ocorreram em Canguçu, com 74,9 km/h.
Previsão para este domingo em algumas cidades do RS:
Porto Alegre: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 24°C e máxima de 30°C.
Pelotas: chuvas intercaladas com períodos de tempo nublado. Mínima de 20°C e máxima de 29°C.
Caxias do Sul: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 21°C e máxima de 29°C.
Santa Maria: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 23°C e máxima de 32°C.
Santa Rosa: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 25°C e máxima de 35°C.
Erechim: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 20°C e máxima de 29°C.
Uruguaiana: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 23°C e máxima de 35°C.
Torres: tempo instável, com chuvas isoladas. Mínima de 23°C e máxima de 27°C.
Rio Grande: chuvas intercaladas com períodos de tempo nublado. Mínima de 23°C e máxima de 28°C.
Mostardas: chuvas intercaladas com períodos de tempo nublado. Mínima de 25°C e máxima de 30°C.
Passo Fundo: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 21°C e máxima de 30°C.
Bagé: tempo instável, com chuvas isoladas. Mínima de 22°C e máxima de 31°C.
Tramandaí: tempo instável, com chuvas isoladas. Mínima de 23°C e máxima de 28°C.
Xangri-Lá: tempo instável, com chuvas isoladas. Mínima de 23°C e máxima de 27°C.
Capão da Canoa: tempo instável, com chuvas isoladas. Mínima de 23°C e máxima de 29°C.
São Borja: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 24°C e máxima de 35°C.
Santa Cruz do Sul: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 24°C e máxima de 32°C.
Lajeado: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 25°C e máxima de 31°C.