O temporal que atingiu o Rio Grande do Sul na tarde deste sábado (28) causou estragos na cidade de Harmonia, no Vale do Caí — a 75 quilômetros de Porto Alegre. Entre os prejuízos deixados pela chuva, houve a destruição completa do ginásio da escola estadual Jacob Hoff, que fica que fica na região central do município.
Também foi afetada com o temporal a sede da Associação Cultural, Artística e Esportiva Educando para o Futuro de Harmonia, que ficou destelhada. O mesmo aconteceu com 80 residências —são 300 pessoas, de acordo com a coordenação regional da Defesa Civil, mas sem registro de desalojados.
O temporal, que começou por volta das 14h30min e, de acordo com a prefeitura, durou cerca de cinco minutos, o suficiente para também arrancar árvores e derrubar postes.
— Estamos muito tristes pelo que aconteceu aqui em Harmonia hoje. O cenário é terrível. O vento forte e a chuva deixaram estragos incalculáveis na comunidade. Estamos à disposição para auxiliar no que for necessário e estamos concentrando nossos primeiros trabalhos na distribuição de lonas, com o apoio dos bombeiros. Também já alugamos geradores para manter o abastecimento de água normalmente — disse Ernani Forneck, prefeito do município.
No total, foram quatro geradores alugados e, para as famílias que tiveram suas casas destelhadas, o contato deve ser feito com os bombeiros pelo WhatsApp (51) 99971-6290, identificando-se e enviando a localização da casa. Lonas também estão sendo oferecidas na sede da corporação (Rua Henrique Lauerman, 46). É necessário apresentar um documento de identificação.
A fotógrafa Graziele Dietrich, que mora em São Sebastião do Caí, município vizinho de Harmonia, foi até a cidade e registrou os estragos. De acordo com ela, o temporal causou espanto:
— O que a gente viu, foi, no mínimo, o cenário de um grande susto e bastante prejuízo. As pessoas estão chocadas com tanta destruição em tão pouco tempo.
Estragos pelo RS
De acordo com a CEEE Equatorial, cerca de 86 mil locais ficaram sem energia elétrica no Estado após o temporal, sendo as regiões Sul, Centro Sul e Metropolitana as mais afetadas. Porto Alegre somou 35 mil clientes sem luz, seguido dos municípios de Eldorado do Sul (7 mil), Viamão (5 mil) e São Jerônimo (5 mil). De acordo com a empresa, as equipes estão trabalhando para restabelecer a energia em pontos de sua área de concessão atingidos pelas instabilidades.
De acordo com a Defesa Civil, em Capela de Santana, no Vale do Caí, foram 50 casas atingidas pelo temporal. Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, teve um desabamento de residência, com outras 10 casas com danos nos telhados e árvores caídas na região central do município.
Em Canguçu, no sul do RS, houve alagamento em dois bairros da cidade e danos materiais em uma residência. E está em avaliação danos em estrutura de uma ponte. Há registro de danos em acampamento indígena na cidade de Cachoeirinha, na Região Metropolitana.
São Sebastião do Caí, no Vale do Caí, registrou três residências com destelhamento e as vias estão sendo desobstruídas pela prefeitura da cidade. Em São José do Sul e em Triunfo, no Vale do Taquari e Região Metropolitana, houve duas residências danificadas em cada município.