Após 81 dias oferecendo abrigo contra o frio intenso para pessoas em situação de rua e seus bichinhos de estimação, o projeto Acolhida do Bem concluiu sua segunda edição, na manhã desta quarta-feira (31). A iniciativa, realizada em Canoas, na Região Metropolitana, realizou 5.166 acolhimentos de pessoas e 307 de pets.
De acordo com a prefeitura da cidade, que promoveu a ação, das 386 pessoas que participaram do projeto, 32 foram reinseridas no mercado de trabalho, 35 alugaram casas e saíram das ruas e outras 15 foram encaminhadas para tratamento contra o vício em drogas.
O acolhimento diário teve início em 11 de junho, no Colégio São Paulo, localizado no bairro Niterói. Na primeira edição, no ano passado, a ação teve 63 dias de duração. No encerramento, houve uma celebração com bolo para os acolhidos.
Os portões do projeto eram abertos diariamente às 18h, com capacidade para até 150 pessoas em situação de rua da cidade. No local, foram oferecidas duas refeições diárias aos usuários, que puderam dormir, fazer a higienização nos banheiros e vestiários, e ainda contaram com uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, psicólogo e educadores sociais.
— É uma alegria vermos os resultados obtidos ao longo destes dias de Acolhida do Bem. Todos que estiveram por aqui participaram de coração para ajudar os que mais precisavam nestes dias de intenso frio — diz o prefeito em exercício Nedy de Vargas Marques.
Além de passar por uma triagem, todos os acolhidos foram submetidos a teste da covid-19, requisito para poder entrar no local. Os animais de estimação receberam ração, água e atendimento veterinário sempre que necessário através da Secretaria Especial de Bem-Estar Animal.
Reinserção social
O casal Adimilson Machado, 35 anos, e Monique Botusque, 30, chegou ao projeto no primeiro dia e aproveitaram tanto as atividades recreativas quanto a oportunidade de retornar ao mercado de trabalho.
— Através do Banco de Oportunidades, eu consegui voltar para o meu antigo emprego e, com a rotina que tínhamos aqui, de ir dormir cedo e acordar cedo, com café da manhã e janta, banho e roupas limpas, conseguimos nos reerguer e recomeçar. Com o meu primeiro salário, conseguimos alugar a nossa primeira casa e, com a ajuda dos amigos que fizemos aqui, estamos mobiliando o nosso lar — diz Machado.
Atendimento segue no Albergue
Apesar do fim da Acolhida do Bem, a prefeitura de Canoas segue oferecendo o serviço de acolhimento no Albergue Municipal, localizado na Avenida Rio Grande do Sul, 1.770, no bairro Mathias Velho. O local funciona diariamente, das 19h às 7h, com estrutura para receber até 48 pessoas (36 homens e 12 mulheres) e também aceita os pets.