Moradores de diversos pontos do Rio Grande do Sul estão sem energia elétrica desde o começo da noite de segunda-feira (15), quando um temporal atingiu o Estado, com queda de granizo e fortes rajadas de vento.
Na área da RGE, são 100 mil pontos sem energia, segundo o boletim mais recente da empresa, divulgado por volta das 22h desta terça-feira (16). A maioria das ocorrências se concentra na região de Canoas, que apresenta 62 mil unidades desabastecidas, e Gravataí, com 25 mil clientes afetados. Em balanço anterior, do início da tarde, eram 174 mil clientes afetados. Na noite de segunda, eram 260 mil unidades sem abastecimento.
Já na área da CEEE Equatorial, a quantidade clientes sem luz diminuiu de 14 mil para 11 mil durante a tarde desta terça. Os casos mais recorrentes estão no Litoral Norte, principalmente em Tramandaí.
Conforme a RGE, foram registradas rajadas de vento de até 120 km/h e há árvores caídas sobre a rede, o que exige reconstrução complexa em vários trechos. A empresa afirma que as equipes seguem totalmente mobilizadas para que o abastecimento seja normalizado o mais rápido possível.
No entanto, diversos moradores de Canoas seguem relatando falta de luz. A estudante Barbara Cabral Moreira, moradora de um condomínio no bairro Igara, afirma que está há mais de 24 horas nessa situação.
— Já estamos em uma situação bem crítica. Comida já estragada e para conseguir comprar velas e gelo tem sido bem difícil — relata.
Para informar falta de energia na área da RGE, é possível enviar mensagem de texto para o número 27350 com o "seu código" (número que consta na conta de energia elétrica). Também é possível fazer contato com a RGE pelo site, aplicativo CPFL Energia, telefone 0800 970 0900 e WhatsApp (51) 9 9955-0002.
Já os consumidores da CEEE Equatorial podem informar falta de energia enviando mensagem de texto para o número 27307 com a palavra "luz" e com o número da Unidade Consumidora (encontrado no canto superior direito da fatura). Também é possível entrar no site, ligar para o telefone 0800-721-2333 ou enviar WhatsApp para o número (51) 3382-5500.
O temporal ainda causa outros problemas em diversas cidades, como destelhamento de casas e bloqueios de ruas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o alerta para risco de temporais, com rajadas de vento de até 100 km/h e queda de granizo no Norte, em parte do Noroeste, do Litoral Norte e das regiões Central, Metropolitana e serrana.