Passados três dias do temporal que atingiu parte do Rio Grande do Sul e causou estragos, cerca de 18,5 mil pontos seguem sem energia elétrica no Estado. Conforme boletim enviado pela RGE às 22h desta quinta-feira (18), os casos se concentram nos municípios de Canoas, com 11 mil clientes afetados, Gravataí, com 4,5 mil, e Cachoeirinha, com 3 mil.
Moradores dessas cidades afirmam estar há mais de 72 horas sem energia elétrica. O vendedor Lucas Barbio, do bairro Neópolis, em Gravataí, conta que um poste caiu na sua rua durante a chuva, gerando a queda no fornecimento de eletricidade. Equipes da RGE foram ao local na quarta-feira (17), mas a energia ainda não havia sido restabelecida.
— Está triste viver sem luz aqui. De noite está muito perigoso passar pela rua devido à escuridão. A comida está estragando, tem gente que teve que colocar toda a carne fora — relata.
A mesma situação é vivida pela auxiliar Luana Carvalho Staszaki, moradora do bairro Olaria, em Canoas. Segundo ela, a concessionária não responde aos chamados feitos por ela. Já com alguns vizinhos, deu previsões que não foram cumpridas.
— Eu tenho crianças pequenas em casa, elas ficam com medo porque não tem onde a gente ficar. Além disso, já precisei botar muita coisa fora da geladeira. A gente sabe como tem sido difícil para comprar alimentos, e, neste momento, a gente precisa colocar tudo fora — conta.
A RGE afirma que cerca de 5 mil pessoas, entre colaboradores e trabalhadores terceirizados, atuam no conserto de estragos. O objetivo é normalizar o serviço o mais rápido possível. Segundo a empresa, a tempestade provocou danos na rede de distribuição de energia, e há necessidade de reconstrução completa em vários trechos danificados por quedas de árvores e objetos lançados sobre a rede.
Para informar falta de energia na área da RGE, é possível enviar mensagem de texto para o número 27350 com o "seu código" (número que consta na conta de energia elétrica). Também é possível fazer contato pelo site, pelo aplicativo CPFL Energia, pelo telefone 0800 970 0900 e pelo WhatsApp (51) 99955-0002.
A CEEE Equatorial afirma que a situação está totalmente normalizada em sua área de concessão. Consumidores podem informar falta de energia enviando mensagem de texto para o número 27307 com a palavra "luz" e com o número da Unidade Consumidora (encontrado no canto superior direito da fatura). Também é possível entrar no site, ligar para o telefone 0800-721-2333 ou enviar WhatsApp para o número (51) 3382-5500.