Moradores de Rio Pardo, no Vale do Rio Pardo, ainda tentam retomar a normalidade após a chuva de granizo da noite da última segunda-feira (15), que danificou os telhados de milhares de residências. Na manhã desta quinta-feira (18), um carregamento com 10 mil telhas de fibrocimento compradas pela prefeitura chegou à cidade; a previsão é de que o material possa ser distribuído a partir do fim de semana.
Ao longo desta quinta, a prefeitura trabalhará no descarregamento das telhas. Na sexta, a ideia é fazer o mapeamento e organização da distribuição, já que a prefeitura levará o material nas casas dos moradores atingidos. Assim, a previsão é de que a entrega comece a ser feita no próximo sábado (20). Cerca de 2 mil pessoas se cadastraram para receber as telhas — ainda é possível fazer a solicitação na Secretaria de Assistência Social, na Rua Júlio de Castilhos.
— Essa é uma previsão inicial, de acordo com nosso planejamento. Mas ainda estamos atendendo também famílias que foram afetadas pelo granizo — explica o coordenador da Defesa Civil de Rio Pardo, tenente Robson Lemes.
Conforme a Defesa Civil, cerca de 3 mil famílias foram atingidas pela queda de granizo. As pedras quebraram os telhados das residências. Até agora, 150 rolos de lona foram entregues, e o material não está mais disponível. Por isso, a prefeitura pede que os moradores que já fizeram o conserto das suas casas devolvam as lonas utilizadas.
— Eu nunca tinha visto uma situação em que esse número de rolos de lonas tivesse sido utilizado. Foi uma situação extrema — relata o tenente.
Na noite desta quarta, voltou a chover na cidade. No entanto, conforme a Defesa Civil, não houve estragos.