Um aviário pegou fogo no final da madrugada desta terça-feira (30) em Nova Bréscia, no Vale do Taquari. O local foi destruído e 10,2 mil pintos morreram queimados.
O Corpo de Bombeiros de Encantado foi chamado para atender a ocorrência na RS-425, Linha Alto Jacarezinho, interior de Nova Bréscia, por volta das 5h. Ao todo, foram utilizados 5 mil litros de água para combater o fogo na estrutura de mil metros quadrados.
O proprietário do aviário, Edson Schwarz, 53 anos, disse que verificou o aviário por volta das 3h e não percebeu qualquer problema. Cerca de uma hora depois, começou a ouvir estalos provocados pelo incêndio e percebeu as chamas.
— Foi muito rápido. Não sei o que pode ter causado o fogo. Perdi 10,2 mil pintos bonitos e bem nutridos — disse.
Os animais eram para abate e o proprietário não estimou o prejuízo. Além da estrutura e dos pintos, as chamas destruíram maquinário, cama aviária, comedouros, bebedouros, lonas e fornos. Além disso, foram perdidos ventiladores, lenha e materiais que seriam utilizados em um novo aviário.
Ninguém se feriu. Duas casas, onde o dono mora com dois filhos, e onde outro filho mora com a família, ficam a 10 metros do local incendiado e não foram atingidas. Um outro aviário fica mais próximo e teve queima parcial.
Edson disse que o local tem seguro. Emocionado, lembrou que seis anos atrás o aviário ainda não era coberto por seguro e foi destelhado após uma chuva.
— Após esse evento contratamos o seguro. Hoje à tarde eu vou no banco resolver isso — afirma.
O proprietário informou ao Corpo de Bombeiros que o fogo iniciou ao lado da caixa de luz. Segundo Schwarz, a propriedade segue sem energia elétrica. A Delegacia de Encantado, responsável por Nova Bréscia, vai investigar o caso.