O sucesso do Cristo Protetor de Encantado, no Vale do Taquari, virou inspiração. Agora é a prefeitura de Sobradinho, no Vale do Rio Pardo, que tenta concretizar o sonho de erguer a própria estátua de Jesus no município, de olho no potencial do turismo religioso.
A administração local já abriu edital para a obra e reservou cerca de R$ 1,3 milhão do orçamento para a construção. Incluindo o pedestal, a intenção é de que a escultura chegue a 24 metros de altura (a título de comparação, o Cristo encantadense soma 43,5 metros no total). Os envelopes com as propostas de empresas interessadas serão abertos no próximo dia 2, e a expectativa na cidade é grande.
— Sobradinho tem um potencial turístico grande. Somos o maior município da região Centro-Serra e queremos fortalecer isso. Quando tive a ideia de fazer a estátua, ainda não sabia do projeto de Encantado — conta o prefeito Armando Mayerhofer, que decidiu ir pessoalmente à cidade do Vale do Taquari para conversar com a equipe da obra e com o prefeito Jonas Calvi.
Coincidentemente, o profissional que supervisionou a criação da escultura em Encantado, Artur Lopes de Souza, é natural de Sobradinho.
— O prefeito Armando nos procurou há cerca de seis meses para falar da ideia e pedir apoio. Nos dispusemos a auxiliar a empresa que vencer a licitação. Acredito que será bom para aquela região e não vai competir com Encantado — diz Souza.
No caso de Sobradinho, além de menor, a estátua - que receberá o nome de Cristo Acolhedor - terá os braços mais fechados e as mãos mais levantadas. O manto também deverá ser diferente, em formato mais retilíneo, e o monumento ficará mais próximo ao centro da cidade do que em Encantado. Ainda não há um croqui detalhado. Por enquanto, o que se pode ver no edital são desenhos básicos com as medidas propostas (nas imagens acima).
— Se tudo der certo, esperamos ter a definição da empresa no início de setembro para que os trabalhos comecem ainda em 2022 e fiquem prontos ao longo de 2023, de preferência na Páscoa — projeta Mayerhofer.