Um incêndio de grandes proporções atingiu a Associação de Recicladores Serrano, localizada no bairro Serrano, em Caxias do Sul. Segundo o Corpo de Bombeiros, o chamado ocorreu por volta de 15h de sábado (27). Não houve feridos.
Conforme a corporação, o fogo atingiu uma montanha de resíduos de aproximadamente cinco metros de altura. Os bombeiros conseguiram fazer o isolamento da área afetada e a contenção para que as chamas não atingissem o maquinário. Uma retroescavadeira da prefeitura e um caminhão do Samae auxiliaram na ocorrência
O presidente da associação, Daniel Rodrigues do Prado, explica que irá verificar as câmeras de segurança para tentar entender como iniciou o fogo. Ele diz que a área atingida é o estoque da associação. Diante da falta de material para trabalho e também da revisão da parte elétrica do pavilhão, os trabalhos ficarão parados por pelo menos uma semana, gerando prejuízos aos cerca de 25 associados. O Pix 54999424991 está à disposição da comunidade para eventuais contribuições.
Mobilização da prefeitura
O prefeito Adiló Didomenico, o diretor-presidente do Samae, Gilberto Melletti, a presidente da Fundação de Assistência Social (FAS), Katiane Boschetti da Silveira, e o secretário de Meio Ambiente, João Osório Martins, estiveram na associação ainda no sábado, logo após o acionamento dos bombeiros.
Por meio de nota à imprensa, o prefeito garantiu ajuda à Associação de Recicladores Serrano:
— A partir de segunda-feira (29), a FAS já vai acompanhar e providenciar fornecimento de cestas básicas. A secretaria do Meio Ambiente ficou no compromisso de agilizar a liberação de recursos emergenciais por meio do Fundo Municipal do Meio Ambiente (o que depende de decisão do Conselho Municipal do Meio Ambiente). E também, na sequência, vamos providenciar a recomposição do cercamento no entorno da reciclagem, pois a condição atual é muito vulnerável — concluiu Adiló.