Sobrevivente do incêndio que provocou 11 mortes em Carazinho no dia 23 de junho, Jeferson Ricardo da Silveira, de 31 anos, foi extubado e já respira sem ajuda de aparelhos. Ele segue em leito da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Cristo Redentor, na zona norte de Porto Alegre, para onde foi transferido em 24 de junho.
Segundo a assessoria do Grupo Hospitalar Conceição, que gere o Hospital Cristo Redentor, Jéferson apresenta quadro estável e está acordado. Ele é um dos quatro sobreviventes do incêndio no Centro de Tratamento e Apoio a Dependentes Químicos de Carazinho (Cetrat).
Com a fuligem provocada pelo incêndio, Jéferson teve fortes queimaduras nas vias áreas. Agora, ele será monitorado nas primeiras 24 horas de respiração sem ajuda de aparelhos. Em caso de estabilidade do quadro, ele será transferido para leito de enfermaria.
A titular da delegacia de polícia de Carazinho, delegada Rita de Carli, afirma que a investigação ainda não identificou a causa do incêndio.
— Muito foi comentado a partir de relatos de testemunhas, mas a investigação ainda não chegou a uma conclusão sobre o que iniciou o incêndio — diz a delegada.
A Polícia Civil ainda aguarda laudo da perícia, previsto para ser entregue até o final de julho.