Bombeiros procuram desde a manhã do último domingo (10) um homem desaparecido na Lagoa dos Gateados, em Palmares do Sul, no Litoral Norte. Ele tem 41 anos, não teve a identidade divulgada e sumiu após o barco de pesca em que estava virar na lagoa, na noite de sábado (9). O outro tripulante, um homem natural de Sapiranga, conseguiu escapar após nadar por quatro horas e se abrigar em uma casa abandonada.
A lagoa é de difícil acesso e não há sinal telefônico nos arredores. Somente na manhã de domingo o sobrevivente conseguiu localizar pescadores locais, que solicitaram ajuda à Brigada Militar (BM).
Segundo o tenente Cristian Pujol, comandante do Corpo de Bombeiros de Cidreira, as buscas são dificultadas pela vasta área ocupada pela lagoa, sem que haja uma precisão sobre o local exato em que a embarcação virou.
— Não há quem indique o local em que realmente aconteceu o tombamento da embarcação. Era noite, eles estavam assustados e cansados — comenta Pujol.
O barco foi localizado no domingo. Já na segunda-feira (11), foram encontrados uma rede de pesca e um casaco pertencentes aos tripulantes.
No momento, atuam no local quatro bombeiros, sendo três de Cidreira e um de Tramandaí. Eles utilizam duas viaturas 4x4 e uma moto aquática nos trabalhos. Na terça-feira (12), segundo o tenente Pujol, foi solicitado um helicóptero à BM, mas não havia condições climáticas para seu uso.