A abertura de sol e o tempo seco tem ajudado o Vale do Taquari, onde o volume elevado de chuva fez subir os níveis dos rios. Em algumas localidades, a água já está baixando, conforme a Defesa Civil, que monitora a situação.
- Em Encantado e Muçum já começou a baixar o nível do Rio Taquari, mas monitoramos as cidades que vêm mais abaixo no curso dele, como Taquari e Bom Retiro do Sul. Por lá, pode haver cheias ainda nos próximos dias. Mas o sol que abriu na região nos traz boas notícias - afirma o tenente Rivelino Jacques, da Defesa Civil Estadual na região.
Em Lajeado, após um final de semana de cheia e alagamentos, o Rio Taquari seguia invadindo ruas na manhã desta segunda-feira (30). Na avenida Décio Martins Costa, a água que vem de baixo, pela boca de lobo, formou um espelho d'água na rua, mas ainda não invadiu casas. Caminhões seguem a postos para retirar famílias de casa, porém, conforme o tenente Rivelino Jacques, ainda não há desabrigados ou desalojados.
Em Estrela, o Parque Municipal da Lagoa também é monitorado. O nível da água ainda está alto por lá, cobrindo parte do acesso ao rio.
Na região do Alto Uruguai, em Seberi, muitos danos foram registrados nas estradas vicinais. Queda de barreiras e lama bloqueiam os acessos às comunidades rurais. Escolas não tiveram aulas nesta segunda.
No Vale do Caí, conforme a Defesa Civil, o nível está estável, medido em São Sebastião do Caí. Na Fronteira Oeste, o Rio Uruguai também segue estável.