As fortes chuvas registradas ao longo deste domingo (29) em parte do Rio Grande do Sul geram consequências em municípios da Metade Norte. Em Cotiporã, na serra gaúcha, o alto nível dos rios que cortam a cidade provoca a interdição total de dois acessos ao local.
A ponte sobre o Rio Carreiro, que liga Cotiporã à cidade de Dois Lajeados, está submersa desde a tarde de domingo. Segundo a prefeitura, a estimativa é que a água baixe já nesta segunda-feira (30), caso a chuva perca a intensidade, permitindo o fluxo de veículos assim que o volume recuar.
Já na ponte sobre o Rio das Antas, principal acesso para quem se desloca entre Cotiporã e Bento Gonçalves, a liberação deve demorar mais tempo, já que o nível da água sobre a estrutura é ainda maior (veja abaixo). O município orienta que, enquanto a situação se mantiver, os motoristas utilizem as entradas por Veranópolis e Fagundes Varella.
Em Seberi, no norte do Estado, a prefeitura decidiu suspender as aulas da rede municipal pelos próximos dois dias. A medida vale para a Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutora Ana Maria Hemielewski e para a Escola Municipal de Ensino Fundamental Rosa da Silva Braga.
O motivo, segundo a Secretaria Municipal de Educação, é a impossibilidade de deslocamento de estudantes que moram no interior, em razão dos bloqueios nas estradas gerados pelo acúmulo de água. Já as três creches de Seberi devem funcionar normalmente, assim como as três escolas estaduais.
Na manhã desta segunda (30), agentes da prefeitura devem fazer uma nova reunião para reavaliar o cenário e decidir se será necessário suspender as atividades escolares por mais dias na rede municipal.
A instabilidade causou transtornos também em outros municípios da região. Em Erechim, um deslizamento de terra chegou a provocar o bloqueio da estrada que liga o município a Aratiba, na manhã de domingo. Em Frederico Westphalen, algumas ruas da cidade ficaram interditadas em razão de queda de árvore.
Em Palmitinho, uma família precisou ser retirada de casa pelos bombeiros, após ficar dois dias cercada por inundações. Também houve registro de alagamentos em ruas de Barão do Cotegipe, onde o rio que corta a cidade transbordou.
Região do Alto Uruguai em alerta
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu alerta na noite de domingo para a cheia do Rio Uruguai, na região Norte, entre os municípios de Iraí, na divisa com Santa Catarina, e Itapiranga, já em solo catarinense. Segundo o órgão, o curso da água subiu rapidamente nas últimas horas, tendo o risco de transbordar.
A região já havia registrado pontos de inundação no início do mês, mas a população não precisou deixar as suas casas na ocasião. Durante a manhã desta segunda, a Sala de Monitoramento do governo gaúcho deve emitir um boletim atualizado do nível nas principais bacias hidrográficas.