A prefeitura de Santa Maria encerrou, na noite de quarta-feira (18), a atuação da Patrulha da Solidariedade, que fez busca por pessoas em situação de rua para encaminhamento a abrigos. Entre as 20h e 22h de quarta, assistentes sociais e psicólogos da Secretaria de Desenvolvimento Social percorreram a cidade e abordaram quatro pessoas que estavam dormindo na rua. Nenhuma quis ir para uma das duas casas de passagem do município.
No entanto, à tarde, uma pessoa já havia sido acolhida. Na segunda (16) e terça-feira (17), outras 15 abordagens haviam sido feitas e quatro pessoas aceitaram ser encaminhadas para a Casa Maria Madalena e para o Recanto Mundo Novo, totalizando cinco acolhidos nos três dias de ação. Quando houver nova previsão de frio intenso, a força-tarefa será retomada.
Atualmente, 71 pessoas estão abrigadas nas duas casas. São 49 na Recanto Mundo Novo e outras 22 na Casa Maria Madalena. Conforme o secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves, a ocupação está completa, mas ainda há possibilidade de receber novos abrigados com a alocação de colchões.
— Nesse período de frio aumentamos essas vagas com os colchões. Já fizemos uma ação de acolhimento durante a pandemia no Centro Desportivo Municipal. Mas entendemos que nas casas de passagem eles ficam melhor acomodados, com alimentação mais adequada, com os cuidadores e profissionais diretamente com eles — explica o secretário.
Uma regra que foi flexibilizada para que pessoas em situação de rua possam ir às casas de acolhimento é que possam levar junto seus animais de estimação.
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social, há cerca de 160 pessoas cadastradas em situação de rua na cidade. No entanto, algumas delas são incluídas no sistema, mas estão apenas de passagem pelo município e acabam saindo dessa contabilidade apenas quando são cadastradas em outra cidade.
Região Central
Notícia
Em três dias, patrulha contra o frio abrigou cinco pessoas em situação de rua em Santa Maria
Nas duas casas de acolhimento do município há 71 abrigados atualmente
Naion Curcino
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project