O primeiro dia de atuação da Patrulha da Solidariedade na busca por moradores em situação de rua em Santa Maria, na Região Central, para levá-los a abrigos do município teve êxito. A força-tarefa da prefeitura, capitaneada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, foi às ruas da cidade às 19h e encerrou os trabalhos às 22h30min de quarta-feira (28). Nesse período, 20 pessoas foram abordadas no Centro da cidade e nos bairros Dores, Rosário e Camobi. Dessas, seis aceitaram ir para os abrigos disponibilizados:a Casa de Passagem Recanto Mundo Novo e Maria Madalena. Um deles levou junto seus dois cães.
Conforme o secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves, não há como obrigar quem não aceita o convite para ir até as instituições de abrigo. Para esses, foram entregues cobertores para ajudar a amenizar o frio.
A psicóloga do Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Maria Conrado, que trabalhou nas abordagens, explica que a recusa da maioria em ir para os abrigos e mais comum do que se imagina.
- Nós conhecemos a dinâmica deste público e muitas vezes eles não querem ir para as casas de passagem porque não querem seguir as regras. E quem não conhece e não entende essa dinâmica, idealiza e romantiza muito a situação imaginando que as pessoas em situação de rua vão aceitar facilmente o convite. É um trabalho difícil, mas necessário para tentarmos garantir um pouco mais de conforto e segurança para este público - explica.
DOAÇÕES
Para atender essa demanda maior devido ao frio mais rigoroso previsto para essa semana, a prefeitura está pedindo doações para a Patrulha da Solidariedade. São aceitos colchões de solteiro, roupas, agasalhos, cobertores, jogos de lençóis, material de higiene pessoal como sabonete, escova de dente e de cabelo, xampu, creme dental, aparelho de barbear, absorvente, pente, toalha de banho e outros e de limpeza como água sanitária, esponja, escovas, luvas de borracha, sabão em pó e outros.
As doações podem ser entregues no Centro Desportivo Municipal (CDM), segunda a sexta-feira, das 9h ao meio-dia. Quem não conseguir levar as doações, pode entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Social, que irá buscar os materiais. Os contatos são (55) 3221-9772 ou pelo Whatsapp (55) 99189-5203.
As buscas da Patrulha da Solidariedade continuam hoje e amanhã a partir das 19h. Quem ver pessoas em situação de rua devem ligar para o telefone 153, da Guarda Municipal.