A Patrulha da Solidariedade, criada em uma ação conjunta de secretarias e outros setores da prefeitura de Santa Maria, vai percorrer as ruas da cidade a partir de quarta-feira (28). O objetivo é buscar por moradores em situação de rua e levá-los às casas de passagem da cidade para acolhimento, já que a previsão é de temperaturas negativas nos próximos dias.
Conforme explica o secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves, as rondas da Patrulha da Solidariedade começarão às 19h de quarta-feira e vão até as 22h. Além disso, o telefone 153, da Guarda Municipal, ficará à disposição para receber ligações de pessoas que precisem de ajuda, mas principalmente para que a população avise caso veja alguma pessoa dormindo nas ruas.
Quem estiver em situação de rua e aceitar ir para um dos dois abrigos da cidade passará por um teste rápido para detecção da covid-19. Caso o resultado seja positivo, a pessoa será acolhida de qualquer forma, mas ficará em isolamento.
DOAÇÕES
O Secretário João Chaves também pede a ajuda da população para doação de colchões de solteiro, cobertores, roupas de cama e agasalhos para reforçar as estruturas das casas de acolhimento Recanto Mundo Novo e Maria Madalena.
Além disso, também são aceitos itens de higiene pessoal, como sabonete, escova de dente e de cabelo, creme dental, aparelho de barbear, absorvente, pente, toalha de banho e outros. E, também de produtos de limpeza, como água sanitária, esponja, escovas, luvas de borracha, sabão em pó e outros itens.
As doações podem ser entregues de segunda a sexta-feira, das 9h ao meio-dia, no Centro Desportivo Municipal (CDM). O local também recebe itens para a Campanha do Agasalho, que vai até este sábado.
Se o doador não puder levar os itens até o CDM, uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social pode buscar em local a combinar. Para isso é necessário fazer contato pelo telefone (55) 3221-9772 ou pelo Whatsapp (55) 99189-5203.