Um balão tripulável, que carregava nove pessoas a bordo, caiu na manhã desta terça-feira (17) entre Porto Feliz e Boituva, zona rural no interior paulista. Entre as vítimas, uma permanecia em estado grave.
De acordo com os bombeiros, três pessoas tiveram ferimentos leves e uma foi socorrida em estado grave. Entre os feridos estão o piloto do balão e um fotógrafo.
A corporação informou que a operação não foi de fácil execução porque o local do acidente é de difícil acesso e de lá partem outros voos panorâmicos de balões. Segundo a perícia realizada, o balão se chocou com o solo duas vezes. No local da primeira colisão, estavam as oito pessoas feridas e no segundo, o passageiro que está com a saúde instável.
As vítimas foram levadas ao pronto-socorro São Luiz, em Boituva, onde receberam os primeiros atendimentos.
A região de Boituva já foi cenário de outros acidentes semelhantes. Em 11 de maio deste ano, dois paraquedistas morreram e 14 pessoas ficaram feridas após a aeronave em que estavam ter atingido uma torre de alta tensão e cair na cidade paulista. Entre os mortos estavam o gerente de imagem, estratégia e tecnologia da TV Globo André Luiz Warmar, 53 anos, e o instrutor de saltos aéreos Wilson José Romão Júnior, 38.
Em maio do ano passado, três balões que ainda não tinham alçado voo foram atingidos por uma rajada de vento e arremessados contra uma rede elétrica. Quatro pessoas ficaram feridas.
A paraquedista Bruna Ploner, 33, foi outra vítima. Na manhã de 24 de abril, ela se envolveu em um acidente no Centro Nacional de Paraquedismo de Boituva, quando o paraquedas que usava apresentou problema de operação. Bruna era sargento do Exército.
Outro evento trágico que aconteceu na cidade foi a morte de um casal, em 2010. Na ocasião, os dois comemoravam o aniversário de casamento quando o balão em que estavam caiu.