A 3ª Região Militar do Comando Militar do Sul (CMS) informou nesta quinta-feira (3) que um incêndio de grandes proporções em área que pertence do Exército em Cacequi, na região central, foi controlado. As chamas de maiores proporções foram registradas entre domingo (30) e segunda-feira (31) no Campo de Instrução Barão de São Borja, na Fronteira Oeste, mas o rescaldo do sinistro ainda era combatido na quarta-feira (2).
A área tem 54 mil hectares e pelo menos 5 mil foram consumidas pelas chamas. Conforme o diretor do local, coronel de cavalaria Marcelo Mattos Mathias Pereira, patrulhas estão prontas para enfrentar eventuais novos focos:
— No momento, tenho equipes circulando por nossas áreas monitorando e atacando focos isolados que porventura venham a ressurgir. O restante do meu efetivo permanece de prontidão pelo menos até a chegada da chuva na tarde de hoje ou amanhã.
Também pertencente ao Exército, a Coudelaria do Rincão, localizada em São Borja, na Fronteira Oeste, está sendo afetada por diversos focos, e mais da metade da estância foi atingida, até o momento. Nesta quinta-feira (3), o Corpo de Bombeiros foi acionado para combater o terceiro incêndio no período de 11 dias.
Em nota, a 3ª Região Militar do Comando Militar do Sul (CMS) disse que a situação está sob controle. A forte onda de calor dos últimos dias contribuiu para que o campo nativo, inclusive as áreas de banhado existentes, estivessem muito secas, favorecendo a propagação do fogo.
O texto destaca que as "perdas contabilizadas no incêndio somam cerca de 8 mil hectares de área de pastagem, além de mourões e cercas, não acarretando vítimas ou maiores danos ao patrimônio público". A área tem um total de 15,6 mil hectares e é destinada à criação de cavalos para a corporação. O rebanho equino e prédios não foram atingidos.
Os primeiros focos de grandes proporções começaram na segunda-feira passada (24) e ganharam força na quarta-feira (26), sendo contidos por bombeiros e militares. Novos pontos de incêndio ainda foram registrados na última segunda-feira.