O temporal que atingiu o Vale do Taquari, na tarde desta sexta-feira (21), deixou um rastro de destruição, especialmente na cidade de Teutônia. Houve diversos registros de quedas de árvores, destelhamentos e falta de energia elétrica em pelo menos quatro bairros.
O Corpo de Bombeiros Voluntários de Teutônia e a Defesa Civil do município seguem atuando para auxiliar as famílias atingidas pelo temporal. A chuvarada acompanhada de fortes rajadas de vento ocorreu entre as 16h e as 18h. Na RS-128, a queda de uma árvore bloqueou o tráfego entre os bairros Alesgut e Languiru até as 19h.
Entre os locais danificados está a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Darcy Ribeiro, que foi inaugurada no bairro Centro Administrativo, em outubro de 2021. O colégio teve grande parte do telhado arrancado pela ventania, o que permitiu que chovesse dentro das salas de aula, inclusive sobre computadores e demais equipamentos da escola.
A Igreja católica do bairro Alesgut também foi danificada. No bairro Centro Administrativo, a fachada de uma empresa cedeu e caiu sobre veículos. Apesar dos danos materiais, não houve registros de feridos.
Os bairros mais atingidos pela falta de energia elétrica foram Alesgut, Languiru, Centro Administrativo e Canabarro, onde 8,5 mil pessoas ficaram sem o serviço em razão do temporal. Conforme a assessoria de imprensa da Cooperativa Certel, que fornece energia para o município, o problema foi causado pela queda de uma árvore sobre a rede elétrica no bairro Alesgut, que foi o último a ter a energia restabelecida. Segundo a Certel, o fornecimento foi completamente restabelecido na cidade às 18h48min.
Em Santa Maria, na Região Central, a chuva também chegou por volta das 16h, porém com menos intensidade. A coordenadora da Defesa Civil municipal, Gesabel Pretto, explica que na região oda cidade houve registro de vento, mas a chuva ocorreu em pontos isolados na Região Leste e bairro Camobi. Foram recebidos apenas dois chamados referentes a árvores caídas em via pública.