As famílias afetadas pelo temporal que atingiu o município de Guaíba na última segunda-feira (19) começam a receber telhas para reconstruir as casas danificadas pela chuva. O primeiro lote, com 4 mil peças, será distribuído às 19h desta quarta-feira (19). Os materiais, financiados pela Câmara de Vereadores da cidade, saíram de Passo Fundo ainda durante a manhã.
Segundo o Diretor de Governança Participativa e Gestão Comunitária de Guaíba, Luis Maffini, já foram contabilizadas 8,5 mil casas destelhadas pela força do vento. No entanto, esse número deve ser ainda maior. Um canal de WhatsApp foi disponibilizado para quem tiver alguma necessidade devido ao temporal: (51) 99631-9678.
O número de pedidos de telhas passou de 15 mil e de lonas, 8,5 mil. A quantidade total desses materiais ainda é calculada pelo município. O objetivo inicial é priorizar as pessoas em situação de vulnerabilidade social e que fazem parte de programas de renda governamentais, como o Auxílio Brasil.
– Ainda não sabemos quantas telhas vamos precisar, pois tem famílias que conseguiram comprar os materiais do próprio bolso. Em outros casos vamos verificar se a necessidade da pessoa corresponde ao que ela solicitou no cadastro. De qualquer forma, já estamos em contato com algumas entidades para viabilizar novos lotes nos próximos dias – afirma Maffini.
O trabalho de restauração das estruturas danificadas segue ao longo desta quarta-feira. Agentes da prefeitura e da Defesa Civil realizam a limpeza das ruas, retirando fios elétricos e partes das edificações que caíram durante o temporal. Segundo a CEEE Equatorial, ainda há 4,5 mil pontos sem luz em Guaíba. O município afirma que a companhia prevê a normalização do abastecimento de energia elétrica apenas a partir de sexta-feira (21).
Saiba como ajudar as famílias atingidas:
Prefeitura de Guaíba
Neste momento a prefeitura pede principalmente doações de colchões e colchonetes. Também estão sendo recebidos na sede do Executivo de Guaíba alimentos não perecíveis, roupas de cama, roupas, calçados, produtos de higiene e limpeza, água e telhas. O endereço é Avenida Nestor de Moura Jardim, 111, no Centro. Outra opção é entregar na Igreja Adventista, na Lupicínio Rodrigues, número 1.001, no bairro Santa Rita.
Defesa Civil RS
A Central de Doações da Defesa Civil do Estado está captando doações como água e alimentos para a comunidade de Guaíba. O ponto de coleta fica em Porto Alegre, na Rua Borges de Medeiros, 1.501, junto ao Centro Administrativo do Estado. As doações podem ser feitas das 8h às 18h, de segunda a sexta.
OAB/RS
A OAB está arrecadando gêneros alimentícios, telhas, lonas e outros materiais que possam ajudar as vítimas. Todas as entregas podem ser feitas até a próxima sexta-feira (21), das 13h às 19h, na sede da subseção de Guaíba (Av. Nestor de Moura Jardim, 317 - Coronel Nassuca) ou na sede da seccional, em Porto Alegre (Rua Washington Luiz, 1.110 - Centro Histórico), das 9h às 18h. A entidade também recebe doações em dinheiro, na conta bancária abaixo:
Banco: Banrisul
Agência: 0100-Central
Conta: 06.301572.0-6
Nome: OAB RS
CNPJ: 87.019.584/0001-25
De acordo com a OAB/RS, a campanha também tem como objetivo ajudar a reconstruir a Escola Estadual de Ensino Fundamental Carmen Alice Laviaguerre, que teve quase toda a sua cobertura perdida.