Os transtornos causados pela chuva do domingo (19) ainda têm repercussão nesta segunda-feira (20) no Rio Grande do Sul. Em Santo Antônio da Patrulha, um dos municípios mais atingidos, mais de cem casas ficaram destelhadas.
Além disso, sete escolas municipais e um posto de saúde foram danificados pela forte precipitação. A Defesa Civil distribuiu mais de 3 mil metros quadrados de lona para a cobertura emergencial das residências.
Algumas localidades do município seguem sem água e luz. A falta de energia na cidade ocorreu devido a uma falha da transmissora. O município de Glorinha também sente os transtornos do temporal. Conforme a Defesa Civil, cem casas tiveram os telhados danificados.
Ao longo da tarde, conforme informações da CEEE Equatorial, 22 mil pontos estavam sem luz no Estado. Os locais mais atingidos pela queda de energia foram Tapes, São Lourenço do Sul e Litoral Norte. Em atualização por volta das 20h30min, a empresa informou que equipes de manutenção continuavam trabalhando para restabelecer a energia de aproximadamente 9 mil clientes, concentrados principalmente em Rio Grande, São Lourenço do Sul, Palmares e em Santo Antônio da Patrulha.
Por volta das 21h, a RGE informou que seguia no atendimento de cerca de 8 mil clientes que estão sem energia, concentrados principalmente na região de Caxias do Sul, na serra gaúcha.