A quantidade de casas danificadas pelo temporal de granizo em São José dos Ausentes, neste domingo (19), superou a marca das 400. O número foi contabilizado ao longo da manhã desta segunda-feira (20), quando equipes da Defesa Civil e da prefeitura seguiam auxiliando as famílias atingidas. O município também decidiu decretar emergência para buscar recursos federais e facilitar os trâmites de apoio às famílias.
A chuva começou por volta das 17h30min e, horas depois, já haviam sido identificados prejuízos em ao menos 300 imóveis. Segundo o prefeito Ernesto Boeira (PT), no fim da manhã desta segunda, ainda chegavam novos pedidos de auxílio. Por isso, a expectativa é de que o número de casas danificadas aumente. O temporal atingiu toda a área urbana do município e os principais danos registrados foram destelhamentos e perfurações. Ninguém se feriu.
— Distribuímos lonas para as famílias e realizamos um cadastro. À tarde vamos começar a distribuir as telhas — afirma.
Ainda segundo Boeira, servidores do município já começaram a reunir as informações e documentos necessários para o decreto de emergência. A publicação está prevista para ocorrer assim que o setor jurídico da prefeitura terminar os levantamentos e análises necessários.
O município voltou a registrar chuva no início da manhã desta segunda, mas segundo o prefeito não houve nova ocorrência de granizo nem de vento. No fim da manhã já não chovia na cidade. Por conta do temporal do domingo, o feriado de 20 de Setembro foi suspenso para os servidores municipais.