O temporal registrado neste domingo (19) em São José dos Ausentes causou perdas na agricultura e na pecuária. A maior foi na plantação de brócolis. Dos 270 hectares cultivados até agora no município, metade foi perdido. A couve-flor também teve 50% de perdas nos 30 hectares plantados. Além disso, dos 200 hectares de batata, 10% foram perdidos, e dos 550 de maçã, a perda foi em 5%. Os estragos não foram maiores nos pomares de maçã porque a maioria das propriedades tem tela antigranizo.
— Menos mal que menos de 10% da produção da cidade estava plantada — diz Orlando Júnior Kramer Velho, técnico agrícola do escritório municipal da Emater.
O gado, segundo Velho, também foi afetado. Com a pastagem danificada pelo granizo, a estimativa é de perdas de 3% — Ausentes tem 53 mil cabeças de gado. Ele explica que haverá perda de peso e de condições das fêmeas que estão em época de parição.
Em Bom Jesus, o maior impacto foi na produção de maçã, porém, a Emater municipal ainda não tem dados consolidados. De acordo com o técnico do escritório do município, Douglas Velho, o trigo não foi atingido, porque as plantações ficam em uma região da cidade que não foi afetada pelo temporal. Não haverá perdas nas culturas de verão, como milho e batata, porque ainda não iniciou o plantio delas.