Grupo RBS e Facebook anunciaram nesta quinta-feira (16) a oficialização de uma parceria de apoio ao jornalismo profissional. O investimento da plataforma, nos próximos três anos, terá 20 empresas brasileiras de notícias como foco. GZH e Diário Gaúcho estão entre as marcas que farão parte do projeto para apoiar veículos e treinar milhares de jornalistas por todo o país.
A iniciativa do Facebook, na qual o Grupo RBS está integrado, foi batizada de “News Innovation Test”, e visa incorporar mais links de sites noticiosos diretamente na plataforma, além do material que já é normalmente compartilhado pelos veículos na rede social.
– Em nosso caminho da transformação digital, acreditamos ser natural explorar alternativas de experimentação e colaboração que tenham conexão com a nossa estratégia de crescimento. A parceria com o Facebook nesse projeto nos oferece isso, além de nos dar uma grande oportunidade de contribuir para a qualificação do diálogo nas redes sociais por meio da demonstração do valor do conteúdo confiável produzido através do jornalismo profissional – afirma o diretor-executivo de Estratégia e Transformação da RBS, Marcelo Leite.
Além do Grupo RBS, 19 empresas jornalísticas brasileiras firmaram este acordo. São elas: A Crítica, A Gazeta, Diários Associados (Correio Braziliense e Estado de Minas), Estadão, Folha de S. Paulo, Grupo Abril (Placar, Super, Veja, Veja Rio, Veja São Paulo e Veja Saúde), Grupo Bandeirantes (BandTV, BandNews, BandNews FM, Rádio Bandeirantes e TV Terra Viva), Grupo GRPCOM (Gazeta do Povo e Tribuna do Paraná), Grupo Jaime Câmara (Daqui, Jornal de Tocantins e O Popular), O Antagonista (e Revista Crusoé), Jovem Pan, O Povo, O Tempo, Poder360, Record (Record TV e R7), RedeTV!, SBT (e SBT News), Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (Jornal do Commercio, NE10, Rádio Jornal e TV Jornal) e UOL.
– Estamos comprometidos em apoiar o ecossistema de notícias no Brasil e felizes em anunciar nosso investimento e colaboração contínua com veículos e associações no país. Estamos trabalhando de perto com organizações de notícias para construirmos, juntos, novas oportunidades de conectar pessoas e notícias no Facebook, e sermos aliados nesse momento de grande transformação digital e no desenvolvimento de modelos de negócios sustentáveis de jornalismo – afirma a diretora de Parcerias de Notícias do Facebook para a América Latina, Claudia Gurfinkel.
A rede social ainda renovou sua parceria com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), para promover o treinamento de milhares de jornalistas e estudantes de comunicação do país inteiro.