O Grupo RBS anunciou, nesta quinta-feira (29), o início de um novo ciclo estratégico. Passando por renovação da estrutura organizacional, um plano de investimentos robusto e um novo posicionamento institucional, o movimento acelera e intensifica a conexão da empresa com as principais tendências para o futuro do setor.
O Comitê Executivo da empresa será renovado, com a criação de três novas frentes: Estratégia e Transformação; Jornalismo e Esportes e Entretenimento e Canais.
Até 2024, serão investidos R$ 70 milhões na modernização dos parques tecnológicos de rádio e televisão, no desenvolvimento de produtos e em digital. E, como marca, a RBS prepara um novo posicionamento institucional para gerar um diálogo ainda mais próximo com os mais variados setores da sociedade gaúcha, em toda a sua pluralidade, a partir do seu jornalismo e mirando o desenvolvimento do Estado.
As mudanças ocorrem em um contexto em que o grupo aproveita um cenário positivo de negócios para reforçar sua estratégia, baseada em visão de fora para dentro, evolução digital e valorização do jornalismo, do esporte e do entretenimento. No primeiro semestre deste ano, a empresa superou em 22% a meta de resultados para o período e conseguiu, assim, programar a antecipação do pagamento de meio salário referente ao PPR dos funcionários para o início de agosto.
Os bons resultados celebram o fechamento de um ciclo estratégico que se iniciou em 2016. A RBS foi pioneira na implementação de um modelo de atuação comercial inovador na indústria de mídia brasileira. Criando uma oferta de produtos e serviços para o mercado publicitário, investindo em uma área de dados – o que reforçou sua expertise de especialista sobre o consumidor gaúcho – e mudando a forma de se relacionar com os clientes – passando de uma estrutura organizada por produto para uma organização consultiva e por clientes –, a empresa se posicionou como cliente centric, colocando o anunciante e suas necessidades no centro da estratégia comercial e integrando todo o seu atendimento ao mercado. Além disso, criou um produto digital de jornalismo a partir do co-branding de duas de suas principais marcas: Gaúcha e Zero Hora. GZH foi lançado em 2017, com um modelo de negócio baseado em paid content e conteúdo local e já conta com 97 mil assinantes, apresentando crescimento de 13% em assinaturas orgânicas em relação a junho de 2020. Ainda em relação ao ano anterior, a receita digital cresceu 29%.
– Estamos concluindo um ciclo bem-sucedido em uma indústria que tem enfrentado muitos desafios, que se agravaram durante a pandemia. Superamos metas e compartilhamos os resultados disso com nossos colaboradores. Enviamos nossas equipes para cobrir localmente os Jogos Olímpicos de Tóquio. E, agora, estamos saindo na frente para realizar com agilidade algumas das principais tendências do setor para os próximos anos: digitalização, diálogo e valorização do jornalismo profissional e independente – afirma o presidente da RBS, Claudio Toigo Filho
Conheça os principais pontos do plano da RBS:
Comitê Executivo
Uma nova estrutura organizacional entrará em vigor a partir de setembro, com a renovação do Comitê Executivo da RBS. Para acelerar o processo de transformação do negócio, foi criada uma frente de Estratégia e Transformação, liderada por Marcelo Leite, atual diretor-executivo de Marketing. A área irá aglutinar disciplinas críticas para o desenvolvimento do negócio, como digital, tecnologia, dados, consumer insights, comunicação e gestão de pessoas.
Marta Gleich, que hoje ocupa a diretoria de Jornalismo, assumirá a liderança da frente de Jornalismo e Esporte. No momento em que a sociedade volta a perceber o jornalismo profissional como um aliado relevante para contribuir para a formação de opinião e tomada de decisão no seu dia a dia, a RBS se organiza para intensificar seu compromisso com a atividade. Em Esporte, o grupo vai explorar ainda mais a estratégia de produção e distribuição de conteúdo esportivo com foco em transformação de negócio e geração de receitas.
Outra novidade é a frente de Entretenimento e Canais, sob a liderança de Marco Gomes, atual gerente executivo de Programação, Entretenimento e Projetos. Com ela, espera-se acelerar oportunidades de negócio a partir da sinergia das áreas, além de avançar no desenvolvimento estratégico das plataformas de TV e rádio. Carlos Fini, que é o atual diretor de Tecnologia da RBS TV, será consultor dessa frente.
Complementando o Comitê Executivo da RBS estão Patrícia Fraga (Mercado), Mariana Silveira (Finanças e Jurídico) e Caroline Torma (Comunicação).
Com as mudanças, Andiara Petterle, atual vice-presidente de Produto e Operações, deixará a RBS ao final de agosto para se dedicar à carreira de conselheira. Ao longo dos últimos sete anos, Andiara foi liderança-chave do processo de transformação, especialmente na evolução digital, liderando toda a operação de produto da empresa e as redações.
Cezar Freitas, atual diretor de jornalismo da RBS TV, também encerrará seu ciclo na RBS. Cezar dirigiu o jornalismo de outros veículos da empresa, como Rádio Gaúcha e Canal Rural e, recentemente, liderou o planejamento e a execução de um novo modelo de operação de jornalismo no interior do Rio Grande do Sul, mais ágil, interativo e flexível. Construiu uma história de prestígio interno e externo, sendo referência no jornalismo do Estado.
R$ 70 milhões em modernização
Até 2024, a RBS pretende investir R$ 70 milhões na modernização de seus parques tecnológicos de rádio e televisão, na evolução de seus produtos e em digital. Parte desses recursos será aplicada ainda em 2021, em um novo ciclo de transformação dos negócios.
Apesar de todas as transformações na indústria de comunicação, o rádio experimenta constante crescimento e capacidade de aproveitamento das novas plataformas e tecnologias para ampliar sua relação com a audiência, em alinhamento com o comportamento de consumo de mídia dos gaúchos.
Otimista também em relação ao futuro da TV aberta no Brasil, a afiliada da Rede Globo no Rio Grande do Sul está atenta ao acelerado avanço pós-TV digital HD, que prevê tecnologias para personalização de conteúdo, alta qualidade e expansão de funcionalidades – as TVs 2.5 e 3.0. A evolução dos aparelhos de televisão (smart TVs), incluindo ampla conectividade com internet, capacidade de resolução 4k e outras vantagens irá acelerar a adoção dessas novidades. A RBS quer acompanhar o processo e, por isso, prepara sua infraestrutura e operação para este novo ciclo de evolução.
Posicionamento institucional
Os anúncios preparam o terreno para o lançamento de um novo posicionamento institucional do Grupo RBS. Focado em promover um diálogo cada vez mais próximo e frequente com os diversos setores da sociedade e da economia do Rio Grande do Sul, o posicionamento terá como prioridade atender à pluralidade do público gaúcho, impulsionando e valorizando cada vez mais temas que contribuam para o desenvolvimento do Estado. A partir da crença no jornalismo profissional, a RBS quer ser a arena onde as vozes relevantes do Estado debatam e discutam perspectivas para o Rio Grande do Sul.
– Estamos tomando muitas ações para reforçar nossa capacidade de falar com e para todos os gaúchos. Perseguimos a pluralidade, sempre muito próximos dos temas que são caros para o gaúcho. Na nossa visão, a união de esforços é imprescindível. Com o fim da pandemia e a retomada econômica, há espaço para discutirmos em conjunto, como sociedade, os próximos ciclos do nosso Estado. E queremos estar à disposição desse propósito – conta Toigo.