A Direção de Tecnologia da Informação e Comunicação (Ditic) do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) informou nesta quarta-feira (14) que os sistemas de informática começam a ser restabelecidos.
Foi confirmado problema na estrutura de hardware do banco de dados fornecido por empresa contratada, a Dell, que foi acionada para reiniciar o equipamento. Segundo o TJ-RS, algumas funcionalidades dos sistemas e serviços já voltaram a funcionar, ainda em caráter de teste, sem apresentar problemas.
O monitoramento continuará ocorrendo durante a noite e madrugada desta quinta (15). Segundo o desembargador Antonio Vinicius Amaro da Silveira, presidente do Conselho de Comunicação do Tribunal, não há relação direta com o ataque hacker do final de abril.
— Mas há um efeito indireto na medida em que esse banco com problema agora acabou tendo uma sobrecarga, ele foi o único que naquela ocasião não foi alvo do ataque hacker — disse.
Os prazos processuais de 1º e 2º graus foram suspensos entre segunda-feira (12) e esta quarta (14). Por enquanto não se cogita prorrogar essa medida. As equipes da Ditic seguem trabalhando para restabelecer os serviços.