Quase quatro meses após suspender a realização de exames ambulatoriais para dar prioridade ao atendimento de pessoas com covid-19, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) retomou os processos na última semana. Entre eles, estão os exames de colonoscopia e de endoscopia.
Desde a primeira semana de abril, os exames eram feitos apenas em situações de urgência ou de emergência (no caso de pacientes internados), em razão da redução dos estoques de medicamentos anestésicos, sedativos e bloqueadores neuromusculares. Além disso, na época, houve aumento na demanda devido ao grande número de pacientes com covid-19 intubados e em ventilação mecânica.
De acordo com o gerente de atenção à saúde, Fábio Lopes, no último mês, a instituição registrou uma redução de cerca de 60% nos casos de pessoas intubadas devido à infecção por coronavírus. Somado a isso, houve o recebimento e a compra de medicamentos do kit intubação. Assim, foi possível garantir uma retomada com "margem de segurança", de acordo com Lopes.
Os pacientes ambulatoriais são contatados por profissionais do HU-Furg para marcar um novo agendamento e, a partir disso, recebem orientações para a realização de cada exame.