Os próximos dias serão de grande expectativa em Santa Maria. Na quinta-feira (8), o comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, cumpre agenda no Estado que inclui uma vistoria ao município da Região Central, candidato a sediar a nova Escola de Sargentos das Armas (ESA).
Além da cidade gaúcha, estão na disputa Ponta Grossa, no Paraná, e a capital pernambucana, Recife.
Em Santa Maria, o comandante participará de uma série de solenidades e cerimônias militares, mas também terá reuniões para tratar sobre o processo de escolha da nova sede da ESA. Uma delas será com o prefeito, Jorge Pozzobom, e outras autoridades.
Para mostrar o engajamento na disputa pela academia militar, outdoors e placas foram espalhados por diversos pontos da cidade. A ação é fruto da união de esforços entre a prefeitura e entidades de classe, como Câmara de Comércio e Indústria (Cacism), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Sindicato da Construção Civil (Sinduscon), por exemplo.
Nas peças, são exibidas frases como "O coração do Rio Grande te espera", "Bem-vinda, ESA", "Vamos te receber com amor". Adesivos também são distribuídos para serem colados nos veículos.
Investimento de R$ 1,2 bilhão
A nova escola — cuja seja deve ser escolhida em agosto — deve ter 1,5 mil funcionários e abrigar 2,2 mil alunos, de todas as partes do Brasil. O projeto que pode gerar R$ 1,2 bilhão de investimentos.
Na visita de quinta-feira, o comandante receberá um estudo da prefeitura mostrando as vantagens da possível escolha do município. Pozzobom enfatizará que a cidade tem 22 quartéis das Forças Armadas — sendo o segundo maior contingente militar do país —, duas escolas militares de Ensino Médio, oito instituições de Ensino Superior, oito hospitais e um aeroporto que passa por ampliação.
Desde 2020, o município já vem recebendo comitivas do Exército para vistorias. Em outras oportunidades, todos os potenciais já foram apresentados, inclusive um projeto em 3D de como seria a sede da ESA, na área junto a onde fica o Centro de Instrução de Santa Maria (Cism), localizado no bairro Boi Morto, conhecido como polo militar da cidade.
Além disso, também será ressaltado que assim que o Exército sugeriu obras na cidade e a prefeitura tratou de iniciar os trabalhos, como ampliações de redes de água, luz e do aeroporto.