O comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, desembarca ao entardecer da próxima terça-feira (6) no Rio Grande do Sul. Cumprirá uma extensa agenda em dois dias. O principal compromisso é uma inspeção na área cogitada como sede da futura Escola de Sargentos (ESA) em Santa Maria, caso essa cidade seja escolhida para abrigar a academia. Os santa-marienses disputam com Ponta Grossa (PR) e Recife (PE) a chance de unificar a formação de sargentos, que hoje ocorre em 16 locais diferentes do país.
A nova escola deve ter 1,5 mil funcionários e abrigar 2,2 mil alunos, de toda as partes do Brasil. É um projeto ambicionado pelos municípios, porque pode gerar R$ 1,2 bilhão de investimentos. A escolha deve sair apenas em agosto e será feita pelo Alto Comando do Exército – embora não se descarte que o presidente Jair Bolsonaro opine a respeito.
Antes de Santa Maria, o general Paulo Sérgio faz um tour por Porto Alegre. Ainda na noite de terça-feira fará visita protocolar ao governador Eduardo Leite. Na quarta-feira (7) inspeciona a sede do Comando Militar do Sul (CMS), participa de cerimônia de reabertura do Museu Militar do CMS – que recebeu uma revitalização – e assiste a um desfile de tropas e viaturas no 3º Regimento de Cavalaria de Guardas (Regimento Osório), na Avenida Salvador França. Fará ainda uma visita ao Hospital Militar de Porto Alegre, possivelmente a pacientes de covid-19.
À tarde, ainda no mesmo dia, participará da inauguração de mais 10 quilômetros da duplicação da BR-116 Sul, obra do Exército. E se desloca até Santa Maria, ponto principal da visita ao Rio Grande do Sul.
No munícipio da Região Central, o comandante receberá um estudo da prefeitura mostrando as vantagens da possível escolha do município para sediar a Escola de Sargentos. O prefeito Jorge Pozzobom enfatizará que a cidade tem 22 quartéis das Forças Armadas, duas escolas militares de Ensino Médio, oito instituições de ensino superior (públicas e privadas), oito hospitais e um aeroporto que passa por ampliação. Mais: assim que o Exército sugeriu obras na cidade, a prefeitura tratou de iniciar os trabalhos. As ampliações de redes de água, luz e do aeroporto já estão com projetos técnicos encaminhados.
O general Paulo Sérgio assistirá também a demonstrações do poderio bélico das Forças Armadas no território gaúcho. Acompanhará manobras da Força de Prontidão (FORPRON) em frente ao 29º Batalhão de Infantaria Blindado (29º BIB), de uma força-tarefa com helicóptero e jatos de combate e de blindados e de um grupo de combate que realizará a transposição de um açude. Por último, vai inaugurar partes do Centro de Adestramento-Sul (CA-Sul), que receberá o nome de General Miotto (em homenagem ao antigo Comandante Militar do Sul, que faleceu em janeiro deste ano, vítima de covid-19).