Mais de 40 cães foram resgatados de um canil clandestino no interior de Santo Ângelo, na região das Missões. A ação ocorreu após denúncias de maus-tratos e envolveu o Pelotão Ambiental da Brigada Militar (BM) e a prefeitura do município. Os animais estavam em um local sem as mínimas condições de higiene e com alguns cães apresentando estado avançado de desnutrição.
O proprietário foi preso em flagrante pela BM pelo crime de maus-tratos e recebeu multa de R$ 50 mil dos fiscais da prefeitura. No entanto, segundo o titular da delegacia de Santo Ângelo, delegado Rogério Junges, após a análise do caso não foi possível configurar o crime de maus-tratos.
— Após ouvir os relatos e ver as imagens dos policiais e da defesa do proprietário, entendemos que não se configurou em maus-tratos. Pelas imagens que recebemos, não se configurou o dolo — afirmou o delegado.
O Pelotão Ambiental da Brigada Militar confirmou que foram apresentadas à Polícia Civil imagens e relatos indicando um cenário com alguns animais desnutridos e até a presença de um deles morto no local. Ainda segundo relato dos agentes, os animais estavam em situação precária e em locais inadequados.
O proprietário do canil foi preso em flagrante pelo crime de posse ilegal de arma de fogo, que também foram encontradas no local. Ele pagou fiança e foi liberado. O nome do preso e do canil não foram divulgados.
De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, os cães são de diversas raças, como galgo, buldogue francês, pitbull, poodle, beagle, veadeiro pampeano, entre outros. Todos estavam magros quando foram localizados e sem alimentação correta, servida no chão. A maioria dos cachorros não tinha água, estava em meio às próprias fezes, sem qualquer tipo de higiene.
Os animais foram enviados para um abrigo temporário na cidade até a conclusão do processo administrativo e estão recebendo atendimento veterinário. A prefeitura de Santo Ângelo está concluindo os laudos com o que foi encontrado no local e irá encaminhar o caso ao Ministério Público.