O sistema eletrônico do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) foi alvo de um ataque hacker nesta quarta-feira (11). O invasor postou foto de um jovem de boné, com a aba cobrindo o rosto e os dois dedos do meio levantados. Ele ainda deixou uma frase dizendo que o “sistema de justiça é corrupto”.
GZH verificou uma conta no Twitter com o mesmo nome assinado pelo hacker que invadiu o sistema do TJ-RS. Há postagens de supostos ataques a vários outros órgãos públicos, como Polícia Militar de Pernambuco, Ministério Público de Contas do Distrito Federal e governo do Mato Grosso.
A publicação ficou alguns minutos no ar e foi retirada pela equipe de tecnologia do TJ-RS. Em nota, a Corte disse que o ataque ocorreu no hotsite informativo do sistema eletrônico de processos eproc, “porém sem comprometimento dos sistemas do Tribunal de Justiça”. Garante, ainda, que o ataque “não atingiu processos e outros bancos de dados do Judiciário estadual”. O TJ-RS informa que o problema já foi corrigido, “com o reforço de proteção para impedir novos acessos, bem como medidas já foram adotadas para rastrear a autoria do ato”.
O eproc é um sistema usado também por Polícia Civil, Ministério Público, Defensoria Pública, advogados, entre outros operadores do Direito. Segundo a chefe de Polícia, delegada Nadine Anflor, o sistema da instituição não sofreu reflexo dessa ofensiva contra o site do TJ-RS.
A Polícia Civil vai investigar o ataque hacker.