Um ataque hacker no sistema do Superior Tribunal de Justiça (STJ) teria bloqueado a base de dados da Corte, segundo o jornal O Globo. Com isso, o acesso ao sistema dos processos estaria interrompido. A Polícia Federal investiga o caso e trabalha para identificar os autores do ataque.
O presidente do STJ, Humberto Martins, interrompeu até o dia 9 as atividades no tribunal. O tribunal passou a funcionar em regime de plantão, analisando apenas processos urgentes como habeas corpus e mandados de segurança. Ministros afirmaram ao jornal que o ataque é o mais grave sofrido pelo STJ. O acesso ao servidor interno de e-mails também está fora do ar.
A Corte não foi a única a ser atingida. No início desta manhã, o Ministério da Saúde também sofreu um ataque cibernético, e servidores foram orientados a não acessar os sistemas pelos seus computadores pessoais. A rede do ministério foi desativada às 9h30min, impedindo o acesso ao e-mail funcional. O site do DataSus ficou fora do ar, e às 16h50min desta quinta-feira (5) seguia inoperante.