Os municípios de Frederico Westphalen, no Norte, e Tenente Portela, no Noroeste, começaram a abastecer parte da população com caminhões-pipa devido à estiagem. A falta de água ocasionada pela falta de chuva em reservatórios começou dois meses antes do que no ano passado. A Defesa Civil do Estado informa que já são seis municípios que decretaram situação de emergência e prepara um material para prevenção e conscientização sobre o problema.
De acordo com a Defesa Civil, que recebeu comunicado das duas prefeituras, a medida foi necessária devido à falta de chuva e consequente escassez de água que atinge parte da população rural dos dois municípios.
Estão sendo atendidas, em Frederico Westphalen, 680 pessoas e, em Tenente Portela, mais 750. Os dois municípios e outros quatro — Giruá, Palmitinho, Alpestre e Caiçara —, todas do norte e noroeste gaúchos, já registraram a situação de emergência em razão da estiagem no sistema utilizado por Estado e União. Além do abastecimento, proprietários rurais dessas duas regiões já tiveram perdas de R$ 500 milhões neste ano devido a efeitos climáticos.
A Defesa Civil está em alerta porque outras prefeituras podem começar a fazer o mesmo e também porque, no ano passado, quando 407 municípios decretaram emergência devido à estiagem, o problema começou somente em dezembro. Em 2020, a estiagem iniciou agora em outubro.
O órgão informa que já elaborou um material sobre efeitos jurídicos e medidas de prevenção para prestar suporte aos futuros prefeitos sobre o problema, bem como deve lançar nos próximos dias outro material voltado para conscientização da população sobre reserva e consumo consciente de água.