Fenômeno que chegou a atingir mais da metade do Rio Grande do Sul ao longo do primeiro semestre de 2020, a falta de chuva volta a ser registrada. Do final do mês de outubro até esta terça-feira (17), 46 municípios já decretaram situação de emergência pela estiagem. Desse total, cinco obtiveram a homologação do governo do Estado.
O primeiro município a formalizar um novo decreto de emergência foi Tenente Portela, no Noroeste. A declaração ocorreu no dia 27 de outubro. O município havia realizado esse procedimento no mês de março, também em razão da estiagem.
Nesta terça-feira, ingressaram no boletim informativo da Defesa Civil do RS Humaitá, Campina das Missões, Porto Xavier e Marcelino Ramos. Outras cinco prefeituras já fizeram o registro da situação no sistema do órgão e devem decretar situação de emergência nos próximos dias.
Já os municípios que tiveram o decreto homologado pelo governo do Estado foram Caiçara, Frederico Westphalen, Seberi, Tenente Portela e Vista Alegre. Até o momento, não houve o reconhecimento da União em nenhum dos processos. Os municípios que obtêm a homologação do Estado conseguem agilizar documentação e ações para minimizar os efeitos da estiagem.
O prefeito de Frederico Westphalen, José Alberto Panosso, afirma que o prejuízo é muito grande na agricultura e pecuária. Praticamente toda a plantação de milho foi perdida e os produtores já estão cortando o que restou para o alimento dos animais. Ainda de acordo com o prefeito, a pouca chuva que houve não foi suficiente para repor as perdas.
— Podemos dizer que, para as lavouras, a chuva não chegou a Frederico Westphalen. Seguimos o ano inteiro abrindo poços artesianos e voltamos a levar água para as zonas rurais. Na área urbana, ainda não estamos com racionamento, mas na rural a situação é muito preocupante — revelou Panosso.
Ainda neste ano, Frederico Westphalen já havia decretado situação de emergência pela falta de chuva no mês de abril. No mês de junho, a Defesa Civil já previa que a estiagem poderia voltar a ocorrer no Rio Grande do Sul em curto espaço de tempo.