Uma parte do pórtico de acesso ao município de Tupanciretã, na região central do Rio Grande do Sul, desabou na tarde deste sábado (3). A estrutura estava instalada na RST-392, próximo ao trevo de acesso à BR-158.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Voluntários de Tupanciretã, o incidente aconteceu por volta das 14h40min. A parte superior do pórtico, que é metálica e ficava sobre a via, desabou. Já as bases de concreto não foram danificadas. Esculturas que ficam junto ao pórtico também não sofreram avarias.
O trânsito chegou a ser totalmente bloqueado na região, pois a estrutura metálica ficou sobre a pista. Ninguém se machucou e nenhum veículo foi atingido pelo pórtico. Um guincho foi utilizado para remover a armação e liberar o tráfego.
A suspeita é de que rajadas fortes de vento tenham provocado a queda do material. A parte metálica foi retirada da pista. Uma análise deverá ser feita nos próximos dias para identificar as causas do desabamento e a possibilidade de recolocação do material.