Considerada a segunda igreja mais antiga de Pelotas, a matriz da Paróquia Sagrado Coração de Jesus terá de passar por reformas emergenciais em suas estruturas. O prédio foi atingido em julho por um forte vento causado pelo ciclone-bomba que passou pelo Estado. A comunidade planeja agora a recuperação do patrimônio.
A igreja já realizava com frequência obras de rotina em suas estruturas. O prédio construído em 1912 tem a sua manutenção considerada cara. Agora interditado, o local que recentemente havia voltado a receber missas presenciais terá de passar por uma reforma mais ampla. Um projeto foi elaborado e os trabalhos irão começar nas próximas semanas.
— Estávamos em uma reunião quando ouvimos um barulho. Após chamarmos os engenheiros, constatamos que a igreja tem risco de desabar. Imediatamente, começamos a pensar no que fazer para revertermos a situação — detalha o pároco da igreja, padre Wilson da Mota Fernandes.
As obras de revitalização estão previstas em R$ 180 mil e devem ser realizadas em quatro etapas. A primeira já começou nesta semana, com a retirada de elementos decorativos, mármores e pisos originais.
Com a intenção de buscar recursos para as obras, a comunidade lançou a campanha 'Celebrar, cuidar e partilhar, que prevê uma série de ações entre almoços no formato drive-thru e um site para divulgar a história da igreja. Os interessados em ajudar podem entrar em contato através do telefone da paróquia — (53) 3222-3678 — ou do WhatsApp — (53) 99703-3999.