Pelo menos 16 famílias de São Sebastião do Caí, no Vale do Caí, foram removidas de suas casas entre a noite de terça-feira (30) e a madrugada desta quarta-feira (1°) após o forte temporal que atingiu o Estado. Moradoras da região em torno do Rio Caí, elas foram realocadas em um dos ginásios da cidade por causa da enchente do rio.
A ação foi uma medida de prevenção da Defesa Civil. No final da manhã de terça, o nível do Rio Caí subiu dois metros em apenas duas horas. De acordo com a última medição, o nível está em 11, 66, o que já é considerado enchente.
- Com 10 metros começa a inundação aqui na cidade. A partir dos 10 metros, cerca de 15 famílias devem ser tiradas. Entre 12 e 13 metros, nós devemos retirar mais 30 famílias - explicou o coordenador da Defesa Civil, Pedro Griebler.
Cerca de 70 pessoas estão abrigadas no ginásio. As famílias são mantidas longes umas das outras para evitar aglomeração, precaução que deve ser tomada durante a epidemia do coronavírus.
- Nós medimos a temperatura das famílias que entraram aqui. Cada uma recebeu um frasco de álcool em gel. Fizemos o máximo possível para manter o distanciamento entre elas - garantiu Griebler.
No caso de mais famílias precisarem ser removidas da região do Rio Caí, a Defesa Civil deve usar outro ginásio para manter o distanciamento social. A estimativa é que o nível da água não ultrapasse os 12 metros.