O Rio Grande do Sul tem 155 mil clientes sem energia elétrica. Na área de concessão da RGE, a mais afetada, o número de postos sem luz cai de 170 para 95 mil na noite desta terça-feira (30). Segundo a companhia, o problema maior é na região Erechim, onde 45 mil clientes seguem sem o serviço. Por meio de comunicado, a empresa informou que está “com suas equipes totalmente mobilizadas para restabelecer o serviço, priorizando a segurança dos colaboradores em campo e da população".
“No entanto, a complexidade dos danos, a dificuldade de acesso em alguns locais, estradas fechadas e principalmente, a continuidade da chuva, dificultam o trabalho, o que pode demorar mais tempo para a normalização do serviço”, diz trecho da nota.
A RGE informa que o problema foi causado pelo temporal que atinge diversas partes do Estado desde a noite de segunda-feira e “causou danos na rede de distribuição de energia elétrica da empresa”.
Ainda de acordo com a companhia, o call center pode apresentar lentidão por causa da alta procura. Por isso, a empresa pede que os clientes sem luz priorizem a comunicação por site, aplicativo, WhatsApp (51 3539-6791) e SMS.
Na área de concessão da CEEE, são pelo menos 60 mil clientes sem energia — 27 mil deles na Região Metropolitana. A companhia informou que o problema foi causado por vendaval registrado durante a noite.
“Há muitas ocorrências de árvores caídas na Capital e equipes estão nas ruas atendendo. A Companhia está monitorando atividade do ciclone durante a madrugada”, diz trecho de nota da CEEE.
A companhia destaca que, em função de problemas no serviço da operadora OI, o teleatendimento da empresa está fora do ar. Os clientes devem registrar a falta de luz por meio do SMS (para 27307 com a palavra LUZ e o número da UC) ou pela agência virtual (ceee.com.br).