Os alagamentos registrados na manhã deste sábado (13) na Avenida Sertório e nas vias do seu entorno foram potencializados por uma pane elétrica na casa de bombas Silvio Brum, no bairro Santa Maria Goretti. A região, na zona norte da Capital, foi a mais afetada pelas fortes chuvas. Sem a estrutura que drena a água acumulada funcionando, carros ficaram submersos e arroios transbordaram.
De acordo com a prefeitura, o problema elétrico foi causado por um pico de energia na rede da CEEE que abastece o local. A manutenção foi realizada pelo DMAE, restabelecendo o serviço próximo das 9h, três horas após o início dos transtornos. Em nota, o executivo reconhece que a região “sofre com alagamentos há pelo menos 30 anos, por falta de estrutura e de investimentos em macrodrenagem”. Pondera que, desde 2017, a gestão atual dobrou a capacidade das casas de bomba, anteriormente operando a 40% e hoje alcançando 80% da capacidade total. A bacia do Arroio Areia, que percorre a Zona Norte, tem ao menos sete obras em andamento, finaliza a nota da prefeitura.
Nota na íntegra:
Na manhã deste sábado, 13, houve um pico de energia na rede da CEEE que abastece a Estação de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebap) Silvio Brum, localizada na Avenida Sertório. Este pico de energia causou uma pane elétrica na casa de bombas. As equipes do Dmae já realizaram a manutenção, todas as bombas estão em funcionamento e o sistema passa agora a normalizar.
A região da Sertório sofre com alagamentos há pelo menos 30 anos por falta de estrutura e de investimentos em macrodrenagem. Em janeiro de 2017, as casas de bombas da Capital, por exemplo, funcionavam com 40% da capacidade. Hoje, com manutenções e melhorias, já atuam em mais 80%. Além disso, o governo está investindo no maior conjunto de obras de drenagem da história de Porto Alegre, a macrodrenagem da bacia do Arroio Areia, que já está em andamento em sete frentes. Este conjunto de obras servirá para amenizar os alagamentos nesta região, contemplando, inclusive a reforma e ampliação da Ebap Silvio Brum.