O município de Cerrito, na região Sul, enfrenta grandes dificuldades para garantir o abastecimento de água da população que vive na zona rural. De acordo com a prefeitura, 50% dos 6,5 mil habitantes que residem no meio rural passam por alguma dificuldade em função da estiagem. Até o momento, o executivo municipal calcula que mais de 300 famílias dependem de auxílio para ter acesso à água. Dois caminhões-pipa são usados para o abastecimento. Na zona urbana, abastecida pela Corsan, a operação ocorre na capacidade mínima, mas sem a necessidade de racionamento.
No setor primário, a Emater estima um prejuízo de mais de R$ 20 milhões, com destaque para as perdas nas lavouras de soja e na produção de leite.
O prefeito de Cerrito alerta para a falta de recursos para garantir o transporte e a distribuição de água e suprimentos. Nesta semana, o governo federal sinalizou para o envio de R$ 24 mil reais para ajudar no enfrentamento da estiagem. A prefeitura lamenta, entretanto, que a Defesa Civil do Estado tenha enviado apenas 35 das 180 cestas básicas solicitadas.
De acordo com o prefeito Douglas Rodrigues da Silveira, o envio de recursos ocorreu para a área da saúde, em função da pandemia de coronavírus, mas o mesmo não aconteceu para o enfrentamento da estiagem.
— Em relação à saúde, nós temos recursos que chegaram por meio do governo federal e. até o momento, não temos casos de coronavírus. No entanto, para o nosso grande problema, que é a estiagem, não veio praticamente nada — lamenta o prefeito Douglas.
Nesta segunda-feira (11), o Ministério do Desenvolvimento Regional confirmou que mais 20 cidades gaúchas tiveram o decreto de emergência pela estiagem reconhecido pela União. Os municípios são: Água Santa, Cacique Doble, Cambará do Sul, Colorado, Faxinalzinho, Gramado dos Loureiros, Ibiaçá, Ijuí, Maratá, Muitos Capões, Novo Barreiro, Pareci Novo, Pinhal da Serra, Rio Grande, Rolante, Salvador do Sul, São Francisco de Paula, São José do Sul, São Sebastião do Caí e Vista Gaúcha.
Em todo o Rio Grande do Sul, 369 cidades já decretaram situação de emergência pela falta da chuva. Destas, 287 possuem o decreto homologado pelo Governo do Estado e 258 tiveram o reconhecimento da União.