A prefeitura de Cambará do Sul, na Serra, enfrenta dificuldades para garantir o abastecimento de água à população. Já está sendo realizado um racionamento e, em alguns distritos da cidade, a água só chega por meio de um caminhão-pipa. De acordo com o Executivo municipal, que decretou situação de emergência em 13 de abril, já são 3 mil pessoas que enfrentam desabastecimento por conta da estiagem.
Na zona urbana, a Corsan e a prefeitura trabalham com a possibilidade de ser necessário transportar água de uma outra represa da região, pois a que originalmente realiza o abastecimento está com nível muito baixo. Além disso, o prefeito Schamberlaen José Silvestre destaca que está organizando um plano de perfuração de mais poços para ajudar na chegada da água.
— Estamos também com um plano de emergência de perfuração de poços. Na semana passada, já foi feito um diagnóstico dos pontos em que podemos trabalhar e fazer a captação — afirma o prefeito de Cambará do Sul.
No Rio Grande do Sul, a estiagem já levou 386 municípios a decretar situação de emergência. Destes, 306 tiveram o decreto homologado pelo governo do Estado e 268 tiveram o reconhecimento da União.