Mesmo com as medidas tomadas pela empresa responsável pela obra, como redução no número de trabalhadores, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) confirmou nesta sexta-feira (17) que a nova ponte do Guaíba será liberada ao tráfego ainda este ano.
Em agosto de 2019, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, chegou a dizer que toda a estrutura estaria pronta até abril de 2020, o que não se concretizou. Em março deste ano, o Dnit voltou a prever a liberação aos veículos no segundo semestre. As restrições provocadas pelas medidas para conter a covid-19 colocaram novas dúvidas sobre o cronograma.
Entre as decisões tomadas pela construtora estão a redução no número de colaboradores, aumento do intervalo do horário de almoço, reforço na higienização dos equipamentos de trabalho e veículos, além do fornecimento de equipamentos de proteção individual.
Entretanto, o departamento informou que quase 90% dos serviços previstos para a travessia já foram realizados. Os colaboradores estão trabalhando atualmente na superestrutura e na drenagem. Todas as peças pré-moldadas que constituem o empreendimento já foram fabricadas, diz o Dnit, e aguardam para serem instaladas.
Mas o órgão federal não aponta uma data para a liberação ao tráfego na nova ponte, que terá 12,3 km de extensão. A expectativa da autarquia é de que 50 mil veículos se desloquem por ela todos os dias, dando fim a engarrafamentos na entrada da Capital.