As obras da nova ponte do Guaíba serão retomadas nesta terça-feira (24). Na semana passada, a construtora Queiroz Galvão comunicou o sindicato dos Trabalhadores da Construção de Estradas no Rio Grande do Sul (Siticepot) que os trabalhos ficariam suspensos por tempo indeterminado por causa do coronavírus. As atividades não foram realizadas na segunda-feira (23).
Ao todo, 220 trabalhadores foram dispensados. Eles tiveram antecipação de férias depois que o Siticepot e o sindicato da Construção de Estradas do Rio Grande do Sul (Sicepot) negociaram a liberação de operários sem a necessidade de cumprimento de aviso prévio para férias.
Foram mantidos 80 pessoas no canteiro, que ficariam responsáveis pela vigilância e sinalização da obra. Porém, a empresa informa que, após um reordenamento de funções, conseguirá manter as atividades em uma escala menor.
Serão executadas obras no vão principal da ponte. A empresa não informou por quanto tempo mais irá desempenhar essas atividades.
Recentemente, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) comunicou o adiamento da liberação parcial da nova ponte. A obra está 88,6% concluída.
Nota da construtora Queiro Galvão:
O Consórcio Nova Ponte do Guaíba informa que após reordenar as frentes de trabalho prosseguirá, nesta terça, com as atividades principais da obra da ponte sobre o Guaíba, prioritariamente, com atividades ligadas à execução do balanço sucessivo, entre outras ações. O número de trabalhadores foi, preventivamente, reduzido, em função do Covid-19, mas as obras continuarão.