Mesmo com a estiagem ainda causando prejuízo para centenas de municípios gaúchos, o abastecimento de água tem sido retomado para parte deles. Segundo a Corsan, o número de cidades gaúchas que precisam de caminhões-pipa para fornecer água regularmente caiu para quatro nos últimos dias – eram 11 no dia 3 de março.
A medida ainda é adotada em Fontoura Xavier, no Norte, e em Garibaldi, Nova Araçá e Nova Roma do Sul, na Serra. Em média, são transportados 800 mil litros de água por dia.
A Corsan argumenta que, recentemente, tem feito ações emergenciais para melhorar e garantir o abastecimento. Entre elas, estão o uso de poços e reservatórios alternativos e o monitoramento permanente dos mananciais e dos sistemas de abastecimento, além de campanhas de conscientização.
Conforme a companhia, a chuva também ajudou a amenizar um pouco a situação. Mesmo com baixos acumulados, a precipitação ajudou a repor alguns locais que são fontes de captação.
O último balanço da Defesa Civil do Estado, na tarde de quinta-feira (2), aponta que 263 municípios gaúchos já informaram problemas por conta da estiagem. No total, 245 decretaram situação de emergência, sendo que o governo federal reconheceu os decretos em 106.